14/07/09

Qual o real significado da palavra Diva?

Hoje mesmo vendo uma comunidade do orkut em que dizia: "Britney não está na lista de melhores Divas da música". Logo pensei: "Pensei que não existisse alguém que pensasse na hora de fazer essas listas idiotas", mas quando entrei que realmente me assustei pois a lista tinha artistas como Rihanna, Nicole Scherzinguer, Ashanti. E eu pensei de novo, por mais dificil que fosse pensar em plena madrugada: "Senhor, isso é muito pior que eu imaginei. Colocar essas cantoras? sim, cantoras. Sem nem sequer 10 anos de carreira em uma lista de MELHORES divas da musica?". Enlouqueci, mas ao mesmo tempo comecei a refletir e a chegar a uma conclusão do real significado da palavra Diva.
Segundo o dicionario do clipe da musica "Diva" da Beyoncé, que quer ser Diva a todo custo, afirma: Diva; Adjetivo; Uma glamurosa ou bem-sucedida cantora ou personalidade. Cantora com popularidade alta.
Será que só ter uma carreira bem sucedida, popularidade ou glamour é realmente o bastante? Segundo o meu ponto de vista, ser Diva vai muito além de fama e popularidade. Ser Diva é ser, antes de tudo, uma mulher de fibra, à frente ao seu tempo que esbanje poder por apenas ser mulher e não por ter dinheiro e ser famosa. No mundo da música hoje, qualquer uma que consegue um primeiro lugar nas paradas de sucesso são consideradas Divas, pelos supostos conhecedores de musica, por mais que essa artista seja esquecida daqui dias ou meses. O que faz de uma cantora ser diva é a facilidade com que essa emociona os seus ouvintes, com uma voz firme e radiante, que interprete uma canção com o coração, que ao menos seja capaz de escrever algo para se expressar. Divas, pra mim, são aquelas que tocaram a alma de quem as ouviu, aquelas que por mais que o tempo passe, sempre são lembradas de alguma forma, aquelas que mudaram a mentalidade de toda uma geração, que não envelhece, não enjoa aos ouvidos de quem aprecia, são cantoras que apesar de sua sonoridade, estão sempre atentas e abertas aos novos rumos da musica, sem perder sua essencia. São as mulheres sempre modernas, que se reinventam, se redescobrem, são aquelas que aparentam ser intocáveis, mas que passam pelos altos e baixos da vida como todas as outras e que conseguem se reerguer no final tirando algo daquela situação como aprendizado e encorajando às que não se acham tão capazes de repetir o feito. As divas que restaram hoje não são as J-lo's, Britney's e Aguilera's da vida. Mas sim as Whitney's, Mariah's, Aretha's que apesar de não seguirem aquele mesmo estilo que as consagrou, ainda conseguem manter a essencia, conseguindo, ainda, emocionar a todos em uma fase crítica da indústria musical, a qual só consome, consome, sem sentir nada em especial ao ouvir uma bela canção.

http://www.youtube.com/watch?v=5aU3G8vTglw

4 comentários:

RoH 21 de novembro de 2009 19:05  

Muito BOM!
DIVA é não ser descartável em um mundo em que quase tudo o é!

caio 13 de fevereiro de 2010 20:49  

adoooooreiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.